Blog

Governo federal simplifica processo de reconhecimento facial no aplicativo gov.br

O Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos simplificou o processo de reconhecimento facial do aplicativo gov.br nesta segunda-feira (18). A nova versão permite utilizar a câmera traseira dos celulares para realizar a biometria dos usuários da plataforma. A iniciativa visa a tornar a vida dos cidadãos mais fácil e beneficiar aqueles que possuem dispositivos antigos, pessoas com deficiência e idosos.

Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital, menciona: “Se alguém tiver dificuldades para capturar a foto adequadamente, poderá pedir ajuda a um familiar ou amigo.”

A plataforma conta com 152 milhões de cadastros e oferece 4,2 mil serviços digitais, incluindo a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, prova de vida, abertura de empresas, Meu SUS Digital e documentos militares.

O aplicativo oferece contas nos níveis “bronze”, “prata” e “ouro”, diferenciados pela segurança, tipos de serviços e transações disponíveis.

Ao criar uma conta, o usuário inicia no nível bronze. Para subir para o nível prata, é necessário fazer biometria facial com a CNH, ser servidor público federal ou fazer login através do banco, explica o Ministério.

Para acessar o nível máximo de segurança, é preciso ter uma conta ouro. Neste nível, é necessário fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou através do QR Code da CIN (Carteira de Identidade Nacional).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Últimas Notícias

Procurando alguma notícia específica?

Enviar Mensagem